segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Familia!!!



DEFINIÇÃO:
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção.

O que torna um grupo de pessoas uma familia?
Você nasce dentro de uma constituição dessa e quando cresce forma a sua constituição com um marido e a chegada dos filhos. No meu caso, filhas, são quatro mulheres, mais uma neta...minha constituição é predominantemente feminina. Não que a figura masculina não tenha sua parcela de contribuição, muito pelo contrario, uma familia é formada pelas duas partes a masculina e a feminina, é que algumas vezes a feminina transforma os seus 50% em uma fatia maior, arcando com as responsabilidades da parte masculina...complicado? Deixa pra lá.



O assunto é o seguinte: ter uma familia e se reunir de vez em quando é tudo de bom. A energia que transcorre entre todos é sublime, as manifestações de carinho, os almoços e jantares simples que se transformam em divinos, a troca de idéias, opiniões, os planos futuros, os sonhos de cada um, as crianças que nos ocupam boa parte do tempo, as vontades de cada pessoa ali presente...
É claro que onde tem muita gente reunida sempre acontece alguma coisa, mas nada que não seja superado, esquecido, desculpado...perdoado se for o caso. Entre familiares, os que se amam, se respeitam, não existe problemas maiores que não possam ser resolvidos, reparados. Talves em algumas familias isso seja verdadeiro...mas na maioria não é.

Uma lástima. Porque os momentos que a gente passa ao lado de quem faz parte da vida da gente e tem um laço mais profundo é o nosso gás, nossa força...aquilo que impulsiona, que acalma, que nos enche de esperança.

Como anda o relacionamento com sua familia?
Já deu aquele telefonema que esta adiando faz tempo? Deixou um recadinho? Distribuiu o seu abraço diário? Que seja em quem você considera familia, que seja na pessoa mais próxima, o importante é a manifestação do seu amor.

Meu abraço.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SENTIMENTOS...


Texto de Adriana Falcão, adaptação de Mario Prata...muito bem definido os nossos sentimentos, confere ai.


SAUDADE é quando, o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue;

LEMBRANÇA é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo;

ANGÚSTIA é um nó muito apertado bem no meio do sossego;

PREOCUPAÇÃO é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento;

INDECISÃO é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa;

CERTEZA é quando a idéia cansa de procurar e pára;

INTUIÇÃO é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido;

PRESSENTIMENTO é quando passa em você o trailer de um filme que pode ser que nem exista;

VERGONHA é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora;

ANSIEDADE é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja;

INTERESSE é um ponto de exclamação ou de interrogação no final do sentimento;

SENTIMENTO é a linguagem que o coração usa quando precisa mandar algum recado;

RAIVA é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes;

TRISTEZA é uma mão gigante que aperta seu coração;

FELICIDADE é um agora que não tem pressa nenhuma;

AMIZADE é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros;

CULPA é quando você cisma que podia ter feito diferente, mas, geralmente, não podia;

LUCIDEZ é um acesso de loucura ao contrário;

RAZÃO é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato;

VONTADE é um desejo que cisma que você é a casa dele;

PAIXÃO é quando apesar da palavra 'perigo' o desejo chega e entra;

AMOR é quando a paixão não tem outro compromisso marcado.

(Mário Prata)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Moderação de Comentários


Gente, estou adotando a moderação dos comentários.
Como em muitos outros blogs que visito, a moderação se faz necessária pois muitas pessoas acabam deixando comentários ofensivos.
Nesse caso em especial, parece que alguém odeia a Maitê Proença e se dispôs a acabar com ela no post que escrevi.

Sejam sempre bem vindos e deixem seu comentário a respeito do meu trabalho, pois é importante para mim.

Muito obrigado!!
Abraços!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Beleza Interior


Hoje em dia a beleza feminina esta em alta, temos milhões de recursos para isso, as melhores griffes, os melhores profissionais na arte da beleza da mulher.
Temos tecidos com o melhor caimento, cores que combinam com tudo, maquiagens para cada tipo e tom de pele, tratamentos, clareamento, bronzeamento, lipo, implante, silicone e o que mais vier.
Tudo para o bem da mulher, para a beleza da mulher.
Por fora somos cada vez mais exuberantes. Nossas representantes mais famosas que o digam, já viram as últimas fotos das famosas? Em cada evento elas estão melhores, em todos os aspectos, lindíssimas em seus penteados, seus vestidos exuberantes, suas jóias, seus companheiros. É. Até o companheiro se tornou um "enfeite" para a mulher. Ele deve ser o "cara" do momento, o mais charmoso, o mais excêntrico, o melhor...

Mas, a questão é:
- E por dentro?
Qual o tamanho da sua beleza interior?
Você se preocupa com esse aspecto em sua vida, de verdade?
Ou veste uma capa e "pega" emprestado os conceitos alheios, sem se importar com o que tem dentro de si?

Você cuida do seu espírito? Da sua alma? Do seu coração?
Como andam seus sentimentos? Os seus melhores sentimentos.
Você ama ao próximo e a si mesmo em pé de igualdade?
Distribui caridade com as mãos e o coração abertos?
Você tem fé?

Quais enfeites você usa para colorir seu interior?

* Bom gente.
Eu realmente me preocupo em ser melhor todos os dias nos meus aspectos mais íntimos.
Se aquele sentimento negro me ataca, vou logo tentando afastá-lo e providenciando os melhores pensamentos, as melhores ações.
É dificil.

Mais fácil seguir em frente, passar por cima e deixar que cada um cuide de si.
Mas sou teimosa.
Esse para mim é um bom sentimento!!
Ás vezes.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Porque será que perdoar é tão dificil?


Então ta, a gente foi ferida, magoada profundamente, e passamos horas pensando nisso, dias revendo a trágica cena em que aquela pessoa que nós tanto estimamos, nos “pisou”, sem dó nem piedade. Sim, aquela pessoa que a gente tanto estima porque só nos magoa quem a gente ama. E ficamos lá alimentando a amargura, a dor, imaginando como fazer a ex- pessoa querida sofrer como estamos sofrendo.

Por algum tempo nem pensamos na hipótese do perdão, afinal, nossa dor é tamanha que perdoar é impossível. Mas depois de algum tempo, essa hipótese vai se ajeitando, abrindo espaço, se instalando e então...pimba! Melhor perdoar e se libertar de tudo isso logo de uma vez!
Ah, como é difícil... perdoar e se libertar.
Perdão e ressentimento andam juntos.

É preciso querer sair dessa teia de dor e sofrimento que erguemos a nossa volta. Entender como é inútil sentir raiva, desejar o mal, torcer contra e invocar a ira divina. Como é simplista se apegar ao “aqui se faz, aqui se paga”.
Como é ingênuo pensar que de alguma forma o não perdoar atinja quem nos feriu. Imaginar que somos capazes de transformar a vida alheia com nossa falta de perdão!

Alguém disse:“Perdoar é diferente; o perdão começa nas entranhas e não precisa ser proferido, declarado. Coisa de foro íntimo e uso interno. Unilateral.”
Perdoar é se desvencilhar daquilo que passou. O perdão liberta o coração do ferimento sofrido, tem a ver com sabedoria, nossa sabedoria, não é assunto dos deuses. Não é um gesto para que o outro mude de vida. Não salva ninguém. É uma conquista pessoal que só beneficia a quem perdoa.

Perdoar é humano, tão humano quanto sofrer. Deuses absolvem. Homens perdoam.
E, atitudes essenciais para qualquer reconciliação são: ouvir, de coração, quem nos magoou, compreender seus motivos e admitir nossos próprios erros. Nada fácil, não é?


Perdoar não é simples como desculpar.
A gente vive se desculpando e desculpando o outro por palavras levianas, atrasos, pequenos prejuízos ou grosserias. Passamos a vida des-culpando nossos afetos das mais variadas atitudes erradas.

Mas isso é assunto para outro post!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DOE-SE..



 
Você costuma deixar coisas para fazer depois?


Geralmente costumamos esperar demais para fazer o que precisa ser feito, estamos sempre deixando para depois muitas coisas que deveriam ser feitas agora. E passamos grande parte do nosso tempo reclamando que não temos tempo para nada, ou lamentando que a vida é curta, ao mesmo tempo que agimos como se tivéssemos à disposição um estoque inesgotável de tempo.

Tem coisas que até podem ser adiadas, porém tem coisas que são imprescindíveis que sejam feitas no exato momento em que são pensadas e sentidas. Não devemos esperar para demonstrar os nossos verdadeiros sentimentos,  esperar demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, nem para colocar de lado os rancores,ou esquecer de expressar gratidão e oferecer consolo a quem precisa...

Esperamos demais para manifestar nossa generosidade, dispor de nossa atenção, nossa bondade, nosso compromisso sentimental.

Esperamos demais para dar carinho e expressar palavras de amor aos nossos pais, filhos, irmãos e amigos. Esperamos demais... E, enquanto se espera, as oportunidades passam, os amores se afastam, os filhos crescem, os amigos se dispersam, os sonhos se desfazem.


Comece bem o seu dia. Ofereça o seu amor. Doe-se!!!
Abrace, beije, dê carinho. Distribua compaixão e generosidade.
Não deixe para depois o que você pode fazer hoje.
Bom dia procê!!


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TÔ NEM AÍ....





Tô nem aí pro futuro, pra celulite, tô nem aí para queixas datadas, tô nem aí pro telefone mudo, pros surdos, pro preço do combustível, tô nem aí se vai chover amanhã, se o presidente vai viajar, se vai voltar, tô nem aí.

Pra discussão sobre maioridade penal, violência e barbárie, tô aí. Pro fim desta impunidade que incrementa a bestialização das nossas vidas, tô muito aí.

Tô nem aí pros especuladores da vida alheia, pro Schwarzenegger, pros índices de audiência, tô nem aí se fui convidada ou preterida, quem é a primeira da lista, a segunda, a última, tô nem aí pro novo namorado da Nicole, pras declarações da Luana, quem é gay ou não, com silicone ou sem, se é virgem, se é rodada.

Pros sentimentos das pessoas, tô aí. Para seus desejos e dúvidas, para seus medos e ousadias, tô aí. Para tudo aquilo que tem consistência, para tudo aquilo que nos comove, para o leve e o denso, para a alegria genuína e para o luto, tô aí, sim.

Tô nem aí para quantas calorias tem um bife, tô nem aí pra corrida espacial, se há vida após a morte, tô nem aí pro carro do ano, pra musa do próximo verão, pro gol mais bonito do domingo, pra manchete da capa de amanhã. 

Para a grosseria e a falta de delicadeza que corrói as relações, tô aí. Para a brutalidade das pessoas, pro egoísmo, pra falta de educação e civilidade, para todos que possuem uma nuvem preta acima da cabeça e a carregam pra onde quer que vão, tô aí e me dói profundamente.

Tô nem aí pro que foi decidido na reunião de condomínio, na reunião de cúpula, na reunião de mães, nas reuniões que duram mais de dez minutos, tô nem aí pro salário dos outros, pras novas tendências, pra cotação das minhas ações no mercado externo.

Tô aí pra alguns, pros meus. Tô aí e estou aqui. Estou atenta. Estou dentro. Estou me vendo. Estou tentando. Estou querendo. Estou a postos só para o mínimo, o máximo. Para o que importa mesmo. Para o mistério. A verdade. O caos. O céu. O inferno. Essas coisas.

No mais, tô nem aí. Refrão e desabafo.


Texto da maravilhosa Marta Medeiros!!




domingo, 4 de outubro de 2009

Mudar requer força interior....

Escrevi esse texto em 2006, é um ensaio sobre mim mesma...quase uma confissão.
Faz parte do meu perfil no Recanto das Letras, onde estão as minhas poesias.



**Mudar requer força interior,
poder de decisão, coragem e fé.**


”Há alguns anos decidi mudar meu mundo: estava tudo muito certo,
tudo perdendo a graça,tudo perdendo a cor,
e eu,estava me apagando,
apagando a luz...a minha luz.

Decidi ser mais atuante dentro do meu habitat:
precisava ser mais que mãe, ser amiga
mais que esposa, ser amante
mais que vizinha, colaborar
mais que mero espectador, desligar o televisor.

Comecei a aplicar minhas teorias estudadas e adquiridas no decorrer dos meus quarenta e tantos anos...
Saí da toca, encarei o mundo de frente.
Fiz grandes mudanças, de dentro pra fora
E quando fora, ao meu redor, recicladas
Foram momentos intensos, alguns de alegria e satisfação,
Outros de tristeza e solidão.

As pessoas ao meu redor não compreenderam nada,
Muitas se afastaram, a maioria julgaram,
Afinal, o fim de alguma coisa que se tem por certo
Sempre causa transtornos para aqueles que
Não compreendem.

Mas as mudanças se fizeram necessárias,
Minhas idéias floresceram,
Minhas asas cresceram e de lagarta
Tornei-me libélula...Iluminada, livre.
Alcancei horizontes antes perdidos,
Percorri caminhos desconhecidos,
realizei sonhos esquecidos,
Conheci novas pessoas
Que trouxeram à minha nova vida: Paz.

Mudar requer força interior,
Poder de decisão, coragem e fé.

Hoje posso dizer as pessoas:
Que nada foi em vão
Que o amor vale a pena
Que se doar às amizades compensa
Que a vida é bela
E que tudo valeu a pena...(como disse Mario Quintana)
Hoje, sou feliz. Confiei e acreditei no meu coração.
E segui as suas instruções.”

Tem mais de mim aqui:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/crisoliveira



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Maitê escreve?


Gente.
Eu vivo descobrindo coisas. Claro, como a maioria das pessoas.
E outro dia descobri que a Maitê escreve! A Maitê Proença, gente... a atriz.
E olha, escreve maravilhosamente bem.


Minha chefe chegou outro dia no escritório, colocou na minha mesa um livro e perguntou:
- Já leu?
Olhei a fotinho da Maitê e disse:
- Não... nem sabia que a Maitê escrevia!!
“Entre ossos e a escrita”, um livretinho de crônicas, uma melhor que a outra.
Quisera eu dominar as palavras como ela!!!!
E ainda venho a descobrir que ela escrevia prá uma revista... nossa por onde eu andei?

Numa época não muito remota, tinha muitas revistas em minha casa, a gente assinava umas quantas e ainda comprava mais um monte nas bancas junto com os jornais. Boa época essa, eu tinha tempo de ler no papel. 

O problema hoje é que passei a ler no computador. Nessa época ainda não tinha acesso a internet, não abria sites, não tinha email nem MSN. Saboreava minhas revistas e meus livros em toda parte da casa, do jardim ao banheiro. Ler é o melhor de tudo!

E toda vez que leio alguma coisa boa assim como as crônicas da Maitê... me inspiro, fico cheia de frases novas borboleteando em minha mente, daí não sei se abro o bloco de notas, o Word ou pego papel e caneta.


Algumas frases se perdem, mas a idéia permanece. A idéia de expor o sentimento. Porque escrever é isso: expor o sentimento.Mas como é que eu posso querer escrever tal qual fulano ou sicrano se o sentimento é outro?  Nenhum sentimento é igual ao de outra pessoa. Ou é?

Tudo que a gente sente...o outro também sente...não sei, só sei que cada um encara de um jeito, talves esteja ai a diferença.

Vai escrever sobre amor?
Mágoa?
Dor?
Tristeza ou perdão?
Alegria?
Felicidade
Vida, satisfação?... não adianta
prá escrever sobre tudo isso tem que abrir o coração!