terça-feira, 15 de junho de 2010

Ana Maria Machado



MEU BLOG COMPLETA ESTE MÊS 1 ANO. PARA COMEMORAR, VOU PUBLICAR ARTIGOS SOBRE AS GRANDES ESCRITORAS DO NOSSO TEMPO:

Ana Maria Machado

Na vida da escritora, os números são sempre generosos. São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.
Afastada profissionalmente da pintura, Ana passou a trabalhar como professora em colégios e faculdades, escreveu artigos para revistas e traduziu textos. Já tinha começado a ditadura, e ela resistia participando de reuniões e manifestações. No final do ano de 1969, depois de ser presa e ter diversos amigos também detidos, Ana deixou o Brasil e partiu para o exílio. A situação política se mostrou insustentável.

Na bagagem para a Europa, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Lutando para sobreviver com seu filho Rodrigo ainda pequeno, trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e na BBC de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne. Nesse período, ela consegue participar de um seleto grupo de estudantes cujo mestre era Roland Barthes, e termina sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia sob a sua orientação. A tese resultou no livro "Recado do Nome", que trata da obra de Guimarães Rosa. Mesmo ocupada, Ana não parou de escrever as histórias infantis que vendia para a Editora Abril.

A volta ao Brasil veio no final de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB - ela foi chefe do setor de Radiojornalismo dessa rádio durante sete anos. Em 76, as histórias antes publicadas em revstas passaram a sair em livros. E Ana ganhou o prêmio João de Barro por ter escrito o livro "História Meio ao Contrário", em 1977. O sucesso foi imenso, gerando muitos livros e prêmios em seguida. Dois anos depois, ela abriu a Livraria Malasartes com a idéia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros.

Algumas sugestões:

...para gente grande

"Para Sempre" (2001)
"A Audácia dessa Mulher" (1999)
"O Mar Nunca Transborda" (1995)
"Aos Quatro Ventos" (1993)
"Canteiros de Saturno" (1991)
"Tropical Sol da Liberdade" (1988)
"Alice e Ulisses" (1983)
"Recado do Nome" (1976)

Boa leitura!!

2 comentários:

  1. Estou em falta contigo...mas assim que as coisas voltarem ao normal pós viagem venho ler os posts que perdi...beijocas!

    ResponderExcluir
  2. mINHA QUERIDA tAIA...TUA PASSAGEM MUITO ME ALEGRA...SEMPRE!! gRANDE DIA PROCÊ...BJ

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!