quarta-feira, 9 de junho de 2010

Patricia Galvão, a Pagu.


MEU BLOG COMPLETA ESTE MÊS 1 ANO. PARA COMEMORAR, VOU PUBLICAR ARTIGOS SOBRE AS GRANDES ESCRITORAS DO NOSSO TEMPO:

"Sonhe. Tenha até pesadelos se necessário for. Mas sonhe." Patricia Galvão.

100 anos de Patricia Galvão, a Pagu.

No dia da comemoração do centenário de Pagu, 9 de junho, a imprensa de todo País dá destaque à musa do modernismo! Em Santos, no Jornal A Tribuna, PAGU é matéria principal da Capa. No Estadão, o Caderno de Cultura dá ampla divulgação. O Diário do Grande ABC também divulga os 100 anos de Patrícia Galvão.

Mas afinal, quem foi Patricia Galvão?
Jornalista, musa da 3ª. Geração do Modernismo Brasileiro, política militante, dissidente política, romancista, desenhista e poetisa, incentivadora da Cultura, mulher precursora, Patrícia Rehder Galvão, Pagu (1910 – 1962) é uma constelação de vozes e imagens. Ela foi precoce em tudo. Aos 12 anos, conheceu o diretor do primeiro filme neorrealista brasileiro, "Fome" (1931), Olympio Guilherme, com quem teve sua primeira experiencia sexual. Aos 19, começou um explosivo romance com o escritor Oswald de Andrade, levando-o a terminar seu casamento com a pintora Tarsila do Amaral. Aos 20 anos, militante, incendiou o bairro do Cambuci em protesto contra o governo provisório. E, aos 21, tornou-se a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos, substituindo num comício comunista um amigo estivador, morto em seus braços pela polícia.


Precoce? Corajosa? Lutadora? Ou uma mulher a frente do seu tempo? Talves precisemos de mais Pagu's no nosso tempo atual...aconselho as leituras sobre a homenageada do dia.



Um Peixe.

Um pedaço de trapo que fosse
Atirado numa estrada
Em que todos pisam
Um pouco de brisa
Uma gota de chuva
Uma lágrima
Um pedaço de livro
Uma letra ou um número
Um nada, pelo menos
Desesperadamente nada.

Patricia Galvão (1912-1962)


3 comentários:

  1. Cris, adorei o tema do post, adoro seus romances, seus poemas e tudo que está ligado á ela. Algum tempo atrás fiz uma pesquisa sobre a Pagu, foi então que me apaixonei por essa mulher.

    Concordo com você, precisamos de mais Pagu's, nesse tempo atual.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Sim amiga , precisamos de mulheres no comando para proclamar a independencia do Brasil e gritar a liberdade que até hoje é uma grande mentira..Somos presos a estes corruptos machistas e mundanos

    Muito bom amiga
    Beijos e seja feliz

    http://essenciadeumamulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meninas pela presença e pelo apoio...os comentários de vocês são meu combustível, rssss
    Grande beijo e uma semana verde e amarela pra vcs!!!

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!