quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Amizade.


Navegando pela internet, encontramos milhares de sites voltados para esse tema: amizade.
O que consiste esse laço? Como se dá esse relacionamento? O que é amizade para vocês?

Li em algum lugar o trecho a seguir.

”A amizade é relação de companheirismo, relação de encontro, uma combinação de igualdade. Quem é que mantém uma relação de amizade sem sentir uma irmandade, um sentimento de respeito e consideração pelo próximo, pela a amizade em comum?E é no ombro do amigo que muitas vezes nos confortamos, muitas vezes nos revelamos.Abrimos nossos segredos, intimidades, ou seja, confiança e respeito é a base.E por isso que quando esse elo se perde e é rompido, nos sentimos traídos, apunhalados.”

A amizade se baseia principalmente em:

*Confiança: É a base da amizade. Um amigo que não confia no outro não pode ser considerado amigo;
*Lealdade: Fundamental entre dois amigos.
*Coragem: Num momento de perigo ou ameaça contra um amigo não podemos abandoná-lo. A covardia não combina com a amizade;
*Honestidade: Devemos ser honestos não só em todos os nossos atos, mas também com todos nossos amigos. E para sermos honestos com os outros, devemos primeiro ser com nós mesmos.
È muito difícil encontrar tudo isso em um único amigo, mas não impossível.

Janilson Barros do Amaral, escritor, em um de seus artigos sobre a amizade, afirma que geralmente os bons e verdadeiros amigos a gente conhece desde a infância. Eu discordo neste ponto. Já não tenho mais amigos de infância, nem mesmo lembro o nome deles.

As amizades que tenho hoje em dia são todas construídas neste meu momento, algumas tem pouquíssimo tempo, outras alguns anos, mas amigos de infância, não os tenho mais. Quando somos adultos temos mais discernimento em relação aos nossos atos, e aprendemos a ter cuidados ao escolher e entregar ao outro a nossa amizade.

Outro fator importante nesse tema é a amizade entre homens e mulheres. Você tem um amigo homem? Mas, amigo de verdade, daquele que te ouve, te aconselha, mas não te cantou e nem quis te consolar entre lençóis. Essa é uma amizade difícil de se encontrar, porque nos itens que lemos acima eu acrescento Respeito. É extremamente necessário que entre dois amigos (as) exista respeito, e hoje em dia não se pratica mais esse sentimento, o de respeitar o seu semelhante.

Ter amigos é tudo de bom, e mesmo que tenhamos sofrido alguma decepção com algum “amigo da onça”, nunca devemos fechar a porta do nosso coração para as verdadeiras amizades. Como disse o escritor libanês Khalil Gibran:
“Pois o que seria do vosso amigo se apenas o procurásseis para matar o tempo? Procura-o sempre com horas para viver. Pois ele é para preencher vossa necessidade, não vosso vazio”

3 comentários:

  1. Tenho poucos amigos...quase raros...rsrs
    Mas os consideros tanto pra hora ruins, qto pra horas boas!
    Mto dificil de encontrar amigos assim hj.
    Vamos preservar o pouco que nos resta!
    Vivo o AMigo
    O verdadeiro amigo

    ResponderExcluir
  2. Amizade é algo que procuro cultiva.
    Obrigada pela sua amizade!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, gostei do seu blog, agradeço por ter citado sobre meu artigo, "A Amizade", concordo com você quando fala que perdeu os amigos de infância, eu os tenho alguns, quando citei no meu artigo foi em relação a esses poucos que são ainda fiéis, mais também, já fui decepcionado por amigos de infância. Se quiser ler mais artigos meus estão no meu blog: http://jbamaral.blogspot.com, escrevo também poesias, contos e crônicas.
    Abraço.
    Janilson Barros do Amaral

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!