quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estamos perdendo nossa essência?



“Então é Nataaaaaalllllllll, e o que você feeeeezzzzzzzz?”.
O ano termina, e nasce outra vez."

Esse é o refrão que minha mente entoa diariamente desde o inicio do mês de dezembro. Natal, Natal, Natal.
Ahhhhh, o Natal. Árvores enfeitadas, guirlandas coloridas, tapete novo, roupas novas, tudo novo...De novo.
E aquele corre-corre então?
As pessoas andam mais rápido, falam mais rápido, riem com mais rapidez.
-Ele está chegandoooooo!!!
-Quem?!?
-O Natal, ora bolas!!!

Peru, farofa do que mesmo? Pudim ou pavê?
Pernil, chester, tender, vinho, champanhe...Ah, champanhe, por favor,
E os supermercados lotados, lojas lotadas, ônibus lotados, agências de viagens lotadas...Tudo abarrotado de gente querendo consumir, adquirir, usufruir, receber, ganhar, ter, nem que seja tocar em algo que o remeta ao Natal.

"Então é Nataaaaalllllll..."
A voz da cantora Simone me acompanha.

Promoções, liquidações...filas, filas e mais filas....O tempo de Natal acelera a vida nas ruas e aquece o comércio. E os corações?

- Mãe, eu quero uma câmera digital, um vídeo game, um celular, um MP3, um MP4...não eu quero um I-Phone.
- Um o queêêê?

E a Simone me responde:"...Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração..."

Afinal de contas, no que foi que se transformou o Natal? Alguém poderia me responder o que quer dizer hoje Natal? Prá que serve além de correria, desespero, consumo e desespero novamente?
Onde foi parar o Espírito de Natal?

O mundo se desenvolve de maneira extraordinária, será que estamos perdendo o essencial, nossa alma e os valores que dão sentido à nossa existência?




Cristina Oliveira
Publicado no Recanto das Letras em 26/12/2007

Vale a pena reler....as questões continuam as mesmas....

5 comentários:

  1. Isso que vc vai ler agora pode soar estranho mas...não gosto de natal!
    Acho uma data estranha,onde a hipocrisia reina.
    Sei,parece frio.Ainda mais vindo de alguém com o coração quente como o meu.Mas é assim que me sinto com relação ao natal e as coisas que as pessoas fazem nele.
    Desculpa!(rs)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a essência mesmo da festa natalina se perdeu há muito tempo. Hoje só nos resta lutar pra fugir desse consumo exagerado que essa época tenta nos impor.

    ResponderExcluir
  3. Cris, esses dias estava pensando sobre isso, e você disse tudo. Onde foi parar o espirito de Natal?
    Na minha opinião o Natal se tornou uma data extremamente consumista, nos preocupamos em escolher a roupa que iremos usar, os presentes que iremos dar, o que queremos ganhar e esquecemos do principal, do Aniversariante, porque esse, mal deixamos entrar em nossa casa.
    Cris, alguns anos atrás, eu passei o Natal no nordeste, por coincidencia em Natal - RN, e qual naõ foi a minha surpresa ao ver que na vespera do Natal as pessoas não se arrumavam todas e trocavam presentes,no dia 25 fizeram um almoço no qual se reuniu toda a familia e assim foi comemorado o Natal. E eu me senti tão bem, porque comemorei verdadeiramente o Natal. Pensamos em comprar, comprar e comprar, mas poucos se lembram de ajudar a um orfanato, ou alguem que esteja necessitado.
    Eu adoro o Natal, acho uma época de paz, as pessoas ficam mais solidarias, o que estraga é somente esse consumismo desenfreado.

    Cris estava com saudades, você estava sumida...hein.

    Beijos.
    Ná!

    ResponderExcluir
  4. Cris linda,

    Ô vontade de dar um abraço nessa menina...

    Beijo bem grandão, viu?

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!