terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fazer O Bem Sem Olhar a Quem?


Uma outra lenda nos diz: um leão, cansado de caçar, dormiu à sombra de uma árvore. Alguns ratinhos começaram a caminhar sobre ele e o acordaram. O susto foi grande. Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.

Tanto o rato implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e o deixou ir embora. Dias depois, o leão ficou preso na rede de um caçador. Não conseguia se soltar e fazia a floresta toda tremer com urros de raiva. Nesse momento, apareceu aquele ratinho. Com dentes afiados, o pequeno animal roeu as cordas e soltou a fera. Moral: uma boa ação gera outra boa ação.

A Karlinha, editora da Revista AnaMaria diz:
"Isso nos mostra que o bem que fazemos também nos faz bem, porque gratifica a alma e nos enche de alegria. Então, pratique-o! E, cedo ou tarde, os benefícios desse gesto chegarão até você…Porque o bem que você faz a alguém sempre gera um bem ainda maior."

Estamos realmente procupados com nosso próximo? Até que ponto você faz o bem sem olhar a quem?
Você faz destes ensinamentos pauta da educação de seus filhos? Será que hoje em dia ainda mostramos aos mais pequenos que estender a mão ao próximo é um bem maior que qualquer outro e que essa atitude nos faz melhores diante do Criador?

Quem me acompanha ja sabe que tenho 4 filhas, adultas...e posso dizer que fiz desse ensinamento o mais importante de todos. Teve uma época que a filha numero 2 fazia doações de todo e qualquer produto que tivesse duplo em casa, ela distribuia desde arroz e feijão até sabonetes...bastava tocar a campanhia e pedir. Foi um boa época, no fim eu vi que tinha ensinado pra elas o que devia e as outras também aprenderam. Hoje tem suas casas e suas vidas, mas volta e meia escuto conversas sobre "caridade". Isso quer dizer que levam consigo o que aprenderam.

Caridade é uma palavra tão simples quanto as outras, mas, se for traduzida em ação, será sempre uma luz no caminho. (Emannuel)

Caridade não quer dizer só dar esmolas, oferecer um prato de comida a quem tem fome, é mais, é doar-se de coração ao ato de auxiliar o próximo.

3 comentários:

  1. Oi Cris, também acredito que uma boa ação leva a outra e assim sucessivamente, parece piegas mas é em casa que ensinamos esses valores aos filhos. Os meus ainda não o são completamente adultos, mas já demonstram claramente que vieram a esse mundo para serem pessoas do bem. O que me deixa muito mais tranquila em relação ao futuro deles. E o template, não se decidiu??? Hehehehe Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e concordo que sempre podemos fazer o bem nem que seja apenas escutando e oferecendo uma palavra amiga...eu tb já fui de praticar muito a caridade material...mas hoje procuro ter cautela, pra não acostumar mal o outro que pede...pq chegou a acontecer de ter gente que aparecia em casa pedindo toda semana e ainda achava que eu tinha obrigação de ajudar....aí ocorria o efeito inverso a pessoa se acomodava e não buscava lutar por melhorias.

    Ajudar sim, sempre que possível, mas sem deixar que isso vire abuso.
    Ajudar porque manda o coração e não por obrigação.

    E obrigada pelo comentário e conselho...é muito bom contar com o apoio dos amigos blogueiros e receber tantas palavras de carinho, afeto e apoio. Isso me torna mais forte.

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!