terça-feira, 15 de setembro de 2009

Uma carta para mim.


São Vicente, 20 de setembro de 2009.

Minha cara Cris.

Estou te escrevendo para te contar algumas fatos incríveis que aconteceram em minha vida, espero sinceramente que possa te ajudar na tua jornada.

Lembra quando decidi largar a escola e ir embora de casa? Naquela época eu tinha 15 anos...nossa, foi incrível, todo um Mundo inteirinho a minha frente, como eu poderia ficar dentro de uma sala de aula medíocre, onde professores medíocres só ensinavam coisas imbecis?
Você lembra disso?
Fui embora para São Paulo na companhia do homem da minha vida, terminei o Ensino Médio, passei no vestibular e entrei para a Faculdade de Psicologia. O máximo não!! Ainda no primeiro ano de faculdade fiquei grávida e tranquei a matricula. Até ai tudo bem, só que depois nunca mais passei nem pela porta de uma faculdade. Mas, segui em frente, porque não se deve ficar parado. Fiquei viúva com minha filha de 9 meses, voltei para casa de minha mãe e fui trabalhar. Conheci um novo homem da minha vida e fui cuidar dessa nova vida que se iniciava, já de cara com mais duas crianças, agora eu tinha 3 filhas. Faculdade? Nem pensar. Trabalhar fora? Nem pensar...mas eu fui mesmo assim. Trabalhei muito para ajudar o homem da minha vida, e aos poucos fui deixando de lado alguns sonhos. Quando eu pensava neles, vez ou outra, eles já não tinham a mesma força de antes, nem a mesma cor...agora meus sonhos estavam desbotados e fracos.

A quarta filha chegou e a familia cresceu mais ainda com a vinda de um neto. Nesse momento eu cresci. Amadureci de uma hora para a outra. Vi a dor e o desespero de perto...minha filha só tinha 15 anos, lembra dela? E já estava com um bebê nos braços!!!
Percebi que, o que nos faz crescer, o que nos torna mais experientes e conscientes diante da vida decididamente é a dor e o sofrimento.
Nesse momento de amadurecimento, descobri que tinha muita coisa pra realizar ainda, eu que me sentia fraca, me fortaleci, afinal alguém precisava de mim, alguém precisava que eu fosse mais que mãe, mais que cozinheira, mais que uma simples faz tudo em casa.


Nessa época, eu pensava que todos os dias eram iguais, e procurava fazer aquilo que as pessoas esperavam que eu fizesse: frequentava a igreja aos domingos, cantava no coral, ia as reuniões de pais e filhos na escola, nunca criava problemas com meus vizinhos, nem causava problemas ao homem da minha vida. Tinha uma vida tranquila...e vazia!
Nada era produzido por mim, nem minhas idéias. Eu sempre me utilizava das idéias alheias, acatando cada opinião como se fosse a única, tudo para mim era universal, e quando um calor me aquecia o peito, fosse numa cena de novela, na página de um livro, em um poema ou em um rosto estranho...eu tratava logo de afastar essa sensação, essa calor. Ia procurar na segurança da minha casa a paz dos meus sentimentos. E o vazio se tornava cada vez maior.


Ah minha cara Cris, mas dentro da gente mora um vulcão e quando ele entra em erupção fica dificil segurar a lava ou mesmo desvia-la. E o tempo é que nos mostra isso.
O homem da minha vida foi cuidar da vida dele, e eu tive que aprender a cuidar da minha e de mais cinco pessoas. Essas pessoas com o tempo também aprenderam a cuidar de suas vidas e a casa foi ficando grande demais para quatro, para tres, para duas...e conheci o terceiro homem da minha vida.


Dessa vez chamei ele pelo nome, desconfiei desse calor desconhecido que se instalava no meu peito, verifiquei cada palavra dita e desconfiei das que foram escritas, contive a ânsia e o desejo. Mas a parte que eu deveria ter sido desde muito tempo, tomou conta de mim, virei quase outra mulher, arrisquei, fechei os olhos, peguei as filhas que ficaram, os meus sonhos descoloridos, as minhas plantas e mudei minha vida - novamente.
Agora, tenho algumas certezas:
Este é o homem da minha vida,
Minhas filhas aprenderam a viver mais cedo e mais rápido que eu na idade delas,
Tenho sonhos...os velhos que voltam com mais força e os novos que chegam cheios de alegrias e esperanças,
Não vivo mais a vida dos outros e nem sou aquilo que esperam de mim, sou aquilo que me apraz ser,
Tenho minha própria opinião e adoro discutir isso,
Em primeiro lugar aquilo que eu sou, aquilo que eu quero, aqueles que eu amo,
Do segundo lugar em diante ficam as coisas que eu ainda não sei, aquelas que ainda preciso aprender a aceitar, as que ainda não vivenciei.

Dessa trajetória, mudaria o fato de ter acreditado em idéias que não eram as minhas, batalharia pela minha especialização, seguiria o que dizia o meu coração naquele momento.

Não trocaria por nada, a chegada de cada uma das mulheres da minha vida, pois foi através delas que aprendi a me conhecer, me valorizar e me amar, nem o terceiro homem da minha vida, pois foi com ele que aprendi a acreditar no amor e a desenvolver a capacidade de amar.

Que esta carta possa fazer dos teus dias, dias mais claros. Que você aprenda que encurtar distâncias não é o melhor caminho, pois só aprendemos a ser nós mesmos depois de viver cada dia que nos foi concedido!

Um abraço especial, de quem te ama muito.
Cris.

6 comentários:

  1. Cristina,

    essa blogagem mexeu com nossos sentimentos... estou adorando participar.

    Também estou participando... Se puder, dá uma passadinha, gostarei da tua visita!

    Bjs.
    Dalva

    ResponderExcluir
  2. Ai q lindo isso...
    um dia eu quero contar minha história assim..
    Eu tenho mto q aprender ainda...mas q eu posso um dia ensinar mta coisa tbém!
    Q vc seja cada vez mais feliz mãe...ti amo..bjo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua carta também Cristina Parabéns..."!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ê idade difícil essa de 15 anos né?Eu tbm fiza lgumas burradas aí,poderia ter sido diferente a minha vida(uma pena que essa brincadeira da carta n é verdade)
    Muito linda a tua história viu!

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor que um dia após o outro! Vc e as mulheres da sua vida, adorei... qto amor... o qto vc abriu mão das coisas para vc... vc é uma guerreira! felicidades e bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  6. Marida! não tem como não deixar um comentario ou melhor elogiar, esta mulher que nasceu para nos fazer felizes, com o seu sorriso sua compreensão e com o seu brilho,como eu gostaria de escrever esta carta pra você minha cara Cristina.

    Te Amo

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!