
Então ta, a gente foi ferida, magoada profundamente, e passamos horas pensando nisso, dias revendo a trágica cena em que aquela pessoa que nós tanto estimamos, nos “pisou”, sem dó nem piedade. Sim, aquela pessoa que a gente tanto estima porque só nos magoa quem a gente ama. E ficamos lá alimentando a amargura, a dor, imaginando como fazer a ex- pessoa querida sofrer como estamos sofrendo.
Por algum tempo nem pensamos na hipótese do perdão, afinal, nossa dor é tamanha que perdoar é impossível. Mas depois de algum tempo, essa hipótese vai se ajeitando, abrindo espaço, se instalando e então...pimba! Melhor perdoar e se libertar de tudo isso logo de uma vez!
Ah, como é difícil... perdoar e se libertar.
Perdão e ressentimento andam juntos.
É preciso querer sair dessa teia de dor e sofrimento que erguemos a nossa volta. Entender como é inútil sentir raiva, desejar o mal, torcer contra e invocar a ira divina. Como é simplista se apegar ao “aqui se faz, aqui se paga”.
Como é ingênuo pensar que de alguma forma o não perdoar atinja quem nos feriu. Imaginar que somos capazes de transformar a vida alheia com nossa falta de perdão!
Alguém disse:“Perdoar é diferente; o perdão começa nas entranhas e não precisa ser proferido, declarado. Coisa de foro íntimo e uso interno. Unilateral.”
Perdoar é se desvencilhar daquilo que passou. O perdão liberta o coração do ferimento sofrido, tem a ver com sabedoria, nossa sabedoria, não é assunto dos deuses. Não é um gesto para que o outro mude de vida. Não salva ninguém. É uma conquista pessoal que só beneficia a quem perdoa.
Perdoar é humano, tão humano quanto sofrer. Deuses absolvem. Homens perdoam.
E, atitudes essenciais para qualquer reconciliação são: ouvir, de coração, quem nos magoou, compreender seus motivos e admitir nossos próprios erros. Nada fácil, não é?
Perdoar não é simples como desculpar.
A gente vive se desculpando e desculpando o outro por palavras levianas, atrasos, pequenos prejuízos ou grosserias. Passamos a vida des-culpando nossos afetos das mais variadas atitudes erradas.
Mas isso é assunto para outro post!!
taí algo que eu ainda preciso aprender...
ResponderExcluirQuerida,
ResponderExcluirO Vida Blogueira realmente estava restrito, pois ainda estava em contrução. Não que não continue, mas já está aberto a todos!
Passa lá e dá uma conferida!
A entrevista com a Elaine está programada pra sexta, a 00:00.
Bjs
Ola vida, perdoar ou desculpa não é dificil não, prencipalmente quando se ama e que ama faz valer o perdão e não erra mais,agora perdoar pessoas que não tem uma afinição sincera com agente realmente concordo e dificil parabens pelas suas colocações.
ResponderExcluir