terça-feira, 13 de outubro de 2009

Porque será que perdoar é tão dificil?


Então ta, a gente foi ferida, magoada profundamente, e passamos horas pensando nisso, dias revendo a trágica cena em que aquela pessoa que nós tanto estimamos, nos “pisou”, sem dó nem piedade. Sim, aquela pessoa que a gente tanto estima porque só nos magoa quem a gente ama. E ficamos lá alimentando a amargura, a dor, imaginando como fazer a ex- pessoa querida sofrer como estamos sofrendo.

Por algum tempo nem pensamos na hipótese do perdão, afinal, nossa dor é tamanha que perdoar é impossível. Mas depois de algum tempo, essa hipótese vai se ajeitando, abrindo espaço, se instalando e então...pimba! Melhor perdoar e se libertar de tudo isso logo de uma vez!
Ah, como é difícil... perdoar e se libertar.
Perdão e ressentimento andam juntos.

É preciso querer sair dessa teia de dor e sofrimento que erguemos a nossa volta. Entender como é inútil sentir raiva, desejar o mal, torcer contra e invocar a ira divina. Como é simplista se apegar ao “aqui se faz, aqui se paga”.
Como é ingênuo pensar que de alguma forma o não perdoar atinja quem nos feriu. Imaginar que somos capazes de transformar a vida alheia com nossa falta de perdão!

Alguém disse:“Perdoar é diferente; o perdão começa nas entranhas e não precisa ser proferido, declarado. Coisa de foro íntimo e uso interno. Unilateral.”
Perdoar é se desvencilhar daquilo que passou. O perdão liberta o coração do ferimento sofrido, tem a ver com sabedoria, nossa sabedoria, não é assunto dos deuses. Não é um gesto para que o outro mude de vida. Não salva ninguém. É uma conquista pessoal que só beneficia a quem perdoa.

Perdoar é humano, tão humano quanto sofrer. Deuses absolvem. Homens perdoam.
E, atitudes essenciais para qualquer reconciliação são: ouvir, de coração, quem nos magoou, compreender seus motivos e admitir nossos próprios erros. Nada fácil, não é?


Perdoar não é simples como desculpar.
A gente vive se desculpando e desculpando o outro por palavras levianas, atrasos, pequenos prejuízos ou grosserias. Passamos a vida des-culpando nossos afetos das mais variadas atitudes erradas.

Mas isso é assunto para outro post!!

3 comentários:

  1. taí algo que eu ainda preciso aprender...

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    O Vida Blogueira realmente estava restrito, pois ainda estava em contrução. Não que não continue, mas já está aberto a todos!
    Passa lá e dá uma conferida!
    A entrevista com a Elaine está programada pra sexta, a 00:00.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola vida, perdoar ou desculpa não é dificil não, prencipalmente quando se ama e que ama faz valer o perdão e não erra mais,agora perdoar pessoas que não tem uma afinição sincera com agente realmente concordo e dificil parabens pelas suas colocações.

    ResponderExcluir

A moderação é simples controle...assim posso responder quando você me escrever!!